Conferências



Apresentação de grandes pensadores-fazedores da atualidade cujos estudos e experiências têm inspirado o desenvolvimento da Cooperação no mundo.

Terry Orlick


Cooperação, Excelência Humana e Qualidade de Vida


Pioneiro de Jogos Cooperativos no mundo, ele é fundador da Zona de Excelência e um líder de renome mundial no campo de treinamento de foco para a excelência em várias disciplinas por mais de 35 anos. Terry trabalha com diversos atletas olímpicos e profissionais, treinadores, líderes empresariais, astronautas, cirurgiões, músicos clássicos, dançarinos, e muitos outros envolvidos em missões de desempenho de alta tensão. Ele tem dedicado grande parte de sua vida para ajudar crianças e adolescentes a crescer e desenvolver um forte senso de auto-confiança, harmonia e alegria em suas vidas.

Monja Coen


O Poder da Parceria e o Futuro da Humanidade


Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Foi ordenada monja em 1983. Após viver 12 anos no japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul. Em 2001 fundou a comunidade Zen Budista, com sede no tempo Tenzui Zenji, no bairro Pacaembu em São Paulo. Orienta grupos afiliados no Rio Grande do Sul, DF, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros interreligiosos, buscando promover o prncípio da não-violência ativa e da cultura de paz.

Lala Deheinzeling


Cocriando futuros de parceria e colaboração


Após 21 anos como futurista, Lala concluiu que não mudamos o mundo pois não sabemos que é possível. As lentes da Fluxonomia 4D (Estudos de Futuro + Novas Economias) revelam que isso é possível sim, e agora. Descubra o que está nos impedindo de convergir nossas potências e recursos para criar o Desejável Mundo Agora.

Lala é considerada uma das 100 mulheres no mundo que estão co-criando a nova sociedade e economia. Futurista desde 1995, é também pioneira em Economia Criativa e Colaborativa e criadora da Fluxonomia 4D, ferramenta de gestão estratégica que combina Estudos de Futuro e Novas Economias. Autora do livro Desejável Mundo Novo, coordena o Movimento Crie Futuros.



Rodas de ConversAção



Diálogos e interação com convidados especiais focando o Poder da Parceria e Colaboração em diferentes áreas: Democracia, Educação, Trabalho, Economia e Vida Comunitária.

José Pacheco


O Poder da Parceria e a (Des)Educação no Séc. XXI


Educador, Pedagogo, Especialista em Leitura e Escrita, Mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Na EcoHabitare é Coordenador Pedagógico dos Projetos de Formação.

Josalba Ramalho


O Poder da Parceria e a (Des)Educação no Séc. XXI


Josalba é Licenciada em Português e Inglês, com Mestrado em Língua Inglesa e Doutorado em Linguística Aplicada. Atualmente é Diretora Geral do Colégio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição na qual trabalha desde 1990. Tem interesses em pesquisa na área de Leitura, Interação face-a-face, Gestão Escolar e Formação de Educadores. Co-fundadora da Ecovila Encostas da Serra Geral (Santa Bárbara-SC) e da Biblioteca Comunitária Biblioteca Livre do Campeche (BILICA – Florianópolis). Mãe de dois adolescentes.

Manuela Yamada


O Poder da Parceria e a Economia Colaborativa


Empreendedora social, estuda como usar tecnologia para práticas sociais, sustentáveis e colaborativas. Sócia da MateriaBrasil, é co-fundadora da Goma, representante do OuiShare no Brasil e co-fundadora do ColaborAmerica. Premiada nacional e internacionalmente, é membro da Global Shapers Community e palestrante de eventos como OuiShare Fest e Re:publica Berlin.

Shirlei Silva


O Poder da parceria e as Novas Economias


Mulher, Negra, Mineira, Brasileira, natural de Pirapora-MG, socioeducadora solidária. Possui Especialização em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais com Ênfase no Terceiro Setor pela – PUC – MG e Graduação em Biblioteconomia pela UFMG. É sócia educadora da Rede Mulher de Educação, integrante do Movimento Internacional do Graal. Militante dos movimentos de mulheres e de economia solidária. Atualmente está como Diretora do Instituto Marista de Solidariedade e estudante da pedagogia da cooperação. Atua no assessoramento principalmente nas áreas de Economia Solidária, Gênero, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Eduardo Rombauer


O Poder da Parceria nas Comunidades


Profissional de desenvolvimento, mestre em Prática Social Reflexiva pela LMU (London Metropolitan University) e membro do IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade.

Profissionalmente atua como mediador em decisões de alta complexidade e com desenvolvimento organizacional e de lideranças para a transformação. Os principais clientes até então: Sistema ONU (PNUMA, PNUD e OIT), WWF, Greenpeace, ARYMAX e os Ministérios do Planejamento, da Cultura e da Educação.

Foi ativo no advento de inovações sociais e políticas no Brasil junto a diversas organizações, dentre as quais: Update Politics, Sonho Brasileiro da Política, CIVICUS, Reos Partners, Instituto Fonte, Instituto Geração e Instituto Pólis.

Iara e Eduardo


O Poder da Parceria nas Comunidades


Em meio a tempestade de notícias ruins, os Caçadores de Bons exemplos nos mostram brasileiros que constroem um país melhor e fazem a diferença nas comunidades onde vivem. O casal embarcou em uma viagem de 6 anos em busca de pessoas que estão mudando lugar onde vivem. Pessoas que estão em busca de soluções, e não dos problemas do mundo. Pessoas que fazem a diferença, que dão o exemplo de como viver. Depois de percorrerem 354.626 kms e catalogar 1.599 projetos sociais por todos os estados brasileiros, o casal estará dia 21/04 no FICOO com a roda de conversa Caçadores de bons exemplos – Em busca de brasileiros que fazem a diferença.

Robson Santarém


O Poder da Parceria no mundo do trabalho


Casado, Pai, Administrador, Mestre em Ciências Pedagógicas, pós-graduado Filosofia Moderna e Contemporânea, em
Psicologia Junguiana, e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, com formação holística pela UNIPAZ. Coach Senior. É Sócio-Fundador da Anima Consultoria para Evolução Humana e autor de vários livros.

Breno Strussmann


O Poder da Parceria no mundo do Trabalho


Vivência executiva em diferentes organizações no Brasil e no exterior. Atua como facilitador na empresa Mercur de Santa Cruz do Sul/RS, por meio de espaços de aprendizagens e conversas significativas que propiciem a construção de relacionamentos que valorizam a vida e que possam contribuir para “um mundo de um jeito bom pra todo o mundo”.

Edgard Gouveia


O Poder das Redes em Parceria


Edgard Gouveia Júnior não se cansa de colocar as pessoas para brincar. Arquiteto e Urbanista e Pós Graduado em Jogos Cooperativos, ele dedica sua trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos desenhando e aplicando jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias. É co-fundador do Instituto Elos, do Programa Guerreiros sem Armas e do Jogo Oásis, metodologias que já foram usadas no resgate de cidades afetadas por catástrofes ambientais.

May East


O Poder das Redes em Parceria


Chief Executive de Gaia Education, May lidera uma geração de educadores em 43 paises com design para sustentabilidade co-criando projetos regenerativos com comunidades fragilizadas pela mudança climática e com comunidades de alto-consumo no Norte Global. Fellow da UNITAR, tem diploma em Diplomacia Climática e um MSc em Planejamento Espacial com especialização na reabilitação de cidades abandonadas.



Oficinas



Práticas com especialistas em Metodologias e Abordagens Colaborativas. Como as Oficinas acontecem simultaneamente, cada participante poderá escolher somente um tema por dia.

Heloisa Biscaia


A Arte de anfitriar conversas significativas


 

Lotada!

 

Venha conhecer e praticar um pouco da essência do ‘Art of Hosting’ a Arte de Anfitriar Conversas Significativas, uma comunidade de prática da Arte da Pergunta, da Escuta e da Colheita, baseada em valores como Presença, Fala com Intenção, Respeito, Participação, Acolhimento.

Atua como educadora, facilitadora de grupos e de processos participativos, guardiã do Art of Hosting no Brasil. Especialista em dinâmica de grupos e Appreciative Inquiry. Diretora na empresa COÍRIS Desenvolvimento Pleno do Ser e suas Relações, realiza consultoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional há 15 anos.

Daniela Rossi


A Arte de Viver a Sincronicidade


Uma jornada de autoconhecimento pelo nosso Sistema Solar exercitando o dom da cooperação. A partir das dinâmicas propostas, você visitará alguns astros de nosso sistema solar e sua correspondência simbólica com aspectos de sua personalidade, reconhecendo habilidades e desafios inerentes aos seus relacionamentos pessoais, familiares e profissionais. A partir deste reconhecimento você poderá aprimorar sua convivência, fortalecer suas alianças e parcerias e desenvolver uma verdadeira cultura de paz.

Graduada em Direito pela USP e pós-graduada em Psicologia Transpessoal. Dedica-se ao estudo da Astrologia desde 1986 quando participou da 1ª turma do Instituto Delphos/SP. Docente em Astrologia, facilita cursos, palestras, workshops e viagens temáticas na área Astrológica e Transpessoal no Brasil e exterior. Presidente da UNIPAZ-SC – Universidade Internacional da Paz, núcleo Santa Catarina, coordenadora e idealizadora de diversos cursos transdisciplinares holisticos desenvolvidos em Florianopolis.

Dominic Barter


Comunicação Não-Violenta


 

Lotada!

 

Rita de Almeida


Danças Circulares: Cuidando do círculo, cuidando de si!


Uma oficina de Danças Circulares Sagradas que equilibra a sacralidade das danças meditativas com a força e alegria das danças de celebração dos povos. Estar na roda, fazer parte do círculo, sentir-se presente. Detalhes distintos e importantes que nos remetem à essência do Ser. Um espaço sagrado é criado quando dançamos em círculo. Do centro jorram força, serenidade e confiança, e o círculo se torna um lugar de poder.

Focalizadora de Danças Circulares Sagradas desde 2000, ensina, organiza e participa de cursos, oficinas e festivais no Brasil e exterior. Fundadora do Om Tare Danças Circulares & Sagradas. Co-fundadora do Grupo Rodas da Lua, ganhou o prêmio “Cultura e Saúde” com o trabalho Rodas de Cura.

Mariana Miranda


Democracia Profunda


A Democracia Profunda foi desenvolvida a partir da psicologia orientada porprocesso, de Arnold Mindell. Uma abordagem que valoriza os diferentes pontos de vista, entendendo que todas as visões são necessárias para a compreensão completa do sistema. Ao convidar as vozes dissonantes da visão majoritária, é possível incorporar a sabedoria da minoria, ampliando o alcance das nossas decisões.

Planejamento de Cenários Transformadores

Essa abordagem é uma forma criativa e construiva para atores de diferentes áreas e setores criarem juntos histórias compartilhadas sobre futuros possíveis. Trata-se de uma maneira de destravar e superar situações polarizadas em que a possibilidade de agir juntos para transformar um sistema pode ser remota.

Mariana é fundadora da consultoria de comunicação integral Sopro de Pania e trabalha na Reos Partners desde 2012. Trabalhou em diversos projetos de larga escala e abordagem dialógica multisetorial, endereçando temas como desenvolvimento local e internacional, políticas públicas de re-habilitação, mobilidade urbana, democracia, sociedade civil e educação.

Arnaldo Bassoli


Diálogo e Comunicação Colaborativa


 

Lotada!

 

Na oficina Diálogo e Comunicação Colaborativa teremos a oportunidade de desenvolver uma percepção mais clara dos movimentos interiores e grupais que ocorrem durante uma conversação. As palavras, como energia, podem realizar muitas ações – podem liberar ou fazer sofrer. E como fazemos para que elas despertem a conexão com o outro e com a gente mesmo? O Diálogo é a conversação que revela as conexões que já existem entre os seres humanos – mas que na maior parte das vezes não percebemos!

Virgilio Varela


Drangon Dreaming e Inovação Social


 

Lotada!

 

É empreendedor, consultor e formador com sólida experiência em Inovação Social e metodologias como Dragon Dreaming, ABCD, System Thinking, Design Thinking, Sociocracia, Open Space Technology, Theory U. Capacita jovens, grupos e organizações em Portugal, Moçambique, Brasil, Alemanha e Reino Unido.Formador do Empreendedorismo Social no Instituto de Empreendedorismo Social-Social Business School. Co-fundador do Possibilities Institute.

Patrizia Bittencourt


Economia Criativa e Colaborativa


A oficina Economia Criativa e Colaborativa segue os princípios da nova economia: mais complexa, conectada, aberta e distribuída. A oficina propõe uma perspectiva nova para buscar o valor talento, pela criatividade, pelo compartilhamento e pela colaboração. Por meio de ferramentas inovadoras e baseada na teoria pensamento complexo e da sociedade em rede, a oficina amplia a visão de mundo que considera mudanças tecnológicas e de comportamento.

Fluxonomia 4D

Esta oficina cria ambiente para inspirar a criação de modelo de negócios mais abertos, inclusivos e distribuídos em conexão com o indivíduo e seus propósitos, com o seu entorno e com o planeta. Baseada na Fluxonomia 4D, visão e ferramenta criada pela futurista brasileira Lala Deheinzelin, a oficina traz uma perspectiva nova e ferramentas inovadoras sobre empreendedorismo que impulsiona as ideias dos participantes.

Patricia Bittencourt é fluxonomista 4D, e co-fundadora da Des[incubadora] – Incubadora Tailor Made de desenvolvimento de Empreendedores e Negócios. Linguista, mestre em Economia, desenvolve projetos de economia criativa, nova economia, colaboração e sustentabilidade. Co-gestora do coletivo Economia Criativa do Paraná em Rede (REDEC), é facilitadora de modelagem de projetos e empreendimentos culturais e criativos certificada pelo Ministério da Cultura.

Taisa Mattos


Ecovilas e Sustentabilidade


Taisa Mattos é educadora, pesquisadora e consultora nas áreas da sustentabilidade e da vida comunitária. Desde 2004, integra o Movimento de Ecovilas, tendo sido co-fundadora da Ecovila Terra Una (MG), e atualmente colaborando com a Rede Global de Ecovilas (GEN) nos núcleos de educação e pesquisa acadêmica. Atua, desde 2009, em parceria com o Gaia Education, coordenando e integrando o corpo docente de programas de Educação para a Sustentabilidade em diversas localidades no Brasil e no exterior.

Cerys Tramontini


Equilíbrio Emocional: Dançando o conflito e vivenciando pazes


 

Lotada!

 

Esta oficina visa explorarmos os quatro equilíbrios mentais e suas respectivas meditações: conativo, atencional, cognitivo e emocional. Também iremos estudar o que é emoção e como podemos dançar frente a cada emoção que surge em nossas vidas. Toda a teoria abordada é acompanhada por práticas contemplativas referentes a cada conteúdo. portanto, toda a oficina abrande teoria e prática.

“Fundadora e Coordenadora da Pós em Transformação de Conflitos & Estudos de Paz no Brasil, e do Instituto Paz & Mente. Educadora, Mestre em Paz, Segurança Internacional, Facilitadora em mediação de conflitos com base na comunicação não violenta e no método elicitivo de transformação de conflitos. Estuda e pratica o Budismo Tibetano há aproximadamente 20 anos

Claudio Thebas


Escuta, improviso e Cooperação


Totalmente pratica e apoiada em jogos e brincadeiras, a oficina de Escuta, Improviso e Cooperação tem como objetivo propiciar aos participantes a vivência de um estado mais sensível de escuta de si mesmo, do outro, do aqui e do agora.
Cada oficina é uma porque cada encontro também é único. E os aprendizados se revelam à partir dessa interação, verdadeira e profunda, com tudo e com todos.

Claudio Thebas é palhaço, escritor e educador, pós graduado em Pedagogia da Cooperação. É socio da LEC – Laboratorio de Escuta e Convivencia, empresa voltada ao desenvolvimento e pessoas com foco em cooperação, felicidade e resultados sustentáveis. Claudio também é criador de vários projetos de transformação social. Entre eles: – Forças Amadas – Palhaços que atuam em situações de catástrofe.

Juliana Schneider


Liderança para a Transição


 

Lotada!

 

Como liderar em um mundo inter-conectado, não-linear e relacional? Qual o papel da liderança e como ressignificar esse conceito frente a complexidade dos desafios contemporâneos? Nessa oficina iremos explorar alguns desses questionamentos e
como os pressupostos mecanicistas têm cedido ao homem a ilusão de controle diante da vida, ignorando a maneira mais orgânica de como a vida de fato acontece.

Juliana é diretora da escola Schumacher College no Brasil, organização que fundou junto com outros brasileiros ex-alunos da Shumacher college.

Luiz Gabriel


Liderança para a Transição


 

Lotada!

 

Como liderar em um mundo inter-conectado, não-linear e relacional? Qual o papel da liderança e como ressignificar esse conceito frente a complexidade dos desafios contemporâneos? Nessa oficina iremos explorar alguns desses questionamentos e
como os pressupostos mecanicistas têm cedido ao homem a ilusão de controle diante da vida, ignorando a maneira mais orgânica de como a vida de fato acontece.

Luiz é formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde desde 2010 atua em educação e sustentabilidadeno núcleo de Educação Ambiental do CTC (NEAmb). Paralelamente, é parte da Grão CIA de Dança, onde se dedica à dança. Em 2013 residiu no Shumacher College como voluntário, aluno e facilitador de cursos curtos.

Ronaldo Crispim


Música do Círculo


Uma vivência musical inclusiva em que cada pessoa é seu próprio instrumento, cantando, criando ritmos e desenhando movimentos no espaço. De uma forma colaborativa e com senso de propósito, a música circular convida os participantes a concretizarem a experiência da comunidade e da diversidade, inspirando as relações e a conexão humana.”

Ronaldo Crispim atua com música corporal há mais de 10 anos em ambientes de
arte, educação, ação social e corporativo, criando espaços de conexão humana
e cooperação por meio do fazer musical coletivo, da escuta, do jogo e da
pedagogia da cooperação.

Pedro Consorte


Música do Círculo


Uma vivência musical inclusiva em que cada pessoa é seu próprio instrumento, cantando, criando ritmos e desenhando movimentos no espaço. De uma forma colaborativa e com senso de propósito, a música circular convida os participantes a concretizarem a experiência da comunidade e da diversidade, inspirando as relações e a conexão humana.”

Pedro Consorte é artista-educador de formação híbrida (música e dança), integrou o grupo STOMP por 2 anos, compõe o time de professores do Internatiotnal Body Music Festival e se dedica cada vez mais a processos de aprendizado e desenvolvimento humano.

Zuza Gonçalves


Música do Círculo


Uma vivência musical inclusiva em que cada pessoa é seu próprio instrumento, cantando, criando ritmos e desenhando movimentos no espaço. De uma forma colaborativa e com senso de propósito, a música circular convida os participantes a concretizarem a experiência da comunidade e da diversidade, inspirando as relações e a conexão humana.”

Zuza Gonçalves é músico e artista educador e há mais de 15 anos tem explorado caminhos alternativos no fazer musical coletivo. É educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana e parte do corpo docente do workshop Circlesongs do Bobby McFerrin no Instituto Omega em Nova York.

Fernando Conte


Oásis e Filosofia Elos


Fernando Conte tem 29 anos, publicitário formado pela ESPM-SP, com pós-graduação em Sócio-Psicologia pela FESP-SP e em Pedagogia da Cooperação pelo Projeto Cooperação, trabalha no Instituto Elos há 4 anos com foco em Comunicação Institucional e prospecção e seleção de redes e participantes para o programa Guerreiro Sem Armas.

O Jogo OASIS, baseado na Filosofia Elos, fortalece relações entre pessoas, construindo um forte senso de comunidade e de integração pautados pela apreciação, relações autênticas, propósito, cuidado e disposição para agir já. Esta oficina apoia a construção de ações que visem o desenvolvimento de pessoas estimulando competências para engajar grupos e comunidades numa iniciativa cooperativa. Vamos utilizar um jogo que movimenta talentos e recursos locais para transformar lugares e realizar sonhos coletivos! Que tal nos unirmos para criar o futuro dos sonhos?

Jorge Mello


Simplicidade Voluntária e Auto Parceria


Como simplificar, num ato de autêntica liberdade e poder, e integrar mais vida e sentido na existência? Nesta Oficina, vamos juntos vivenciar meios hábeis de questionar e transformar com gentileza a fértil matéria-prima do cotidiano. Vamos co-laborar e praticar em comunidade a arte de viver bem aqui e agora, porque merecemos mais que sobreviver. Venha! Sua alegria e beleza são únicas no Universo.

Jorge Koho Mello é praticante e difusor internacional da Simplicidade Voluntária. Educador no Programa Educação Gaia. Terapeuta e artista corporal, é Monástico ordenado no Budismo Soto Zen, com atuação na Espiritualidade Socialmente Engajada e Diálogo Interreligioso. Reside há vários anos em Zürich, Suíça.

Ruth Andrade


Sociocracia 3.0 e Holocracia


A natureza vem há 3.8 bilhões de anos aperfeiçoando sistemas vivos que se auto-organizam de maneira resiliente e interconectada. O que podemos aprender com espécies mais antigas que a nossa? Como transformar alguns desses princípios em processos práticos para criarmos organizações eficazes, ágeis e regenerativos.

Ruth é apaixonada por organizações regenerativas, em rede e colaborativas. Estuda e pratica tecnologias sociais de autogestão em empresas, em seu próprio empreendimento e em ONGs e alianças das quais participa. Ruth tem mestrado na área de meio ambiente, formações em Dragon Dreaming com John Croft, Sociocracia Clássica e Sociocracia 3.0 com James Priest – cocriador do método, além de ser praticante certificada de Holacracia, tendo estudado diretamente com o idealizador Brian Robertson.

Ana Paula Peron


Transformação de Conflitos


 

Lotada!

 

Transformar conflitos é Re-Criar conexão. É desconstruir os muros e reconstruir as pontes! Transformando conscientemente o contexto do conflito em um contexto colaborativo. Este processo busca restabelecer as relações por meio do diálogo entre as partes, favorecendo a comunicação autêntica e a compreensão profunda e empática do outro, oportunizando que elas próprias solucionem seu conflito.

Mediadora de Conflitos, Consultora, Coach Executiva, Educadora/Aprendiz desde sempre, encontrei no trabalho com desenvolvimento de pessoas a possibilidade de me desafiar, realizar e ser feliz. Uma peregrina que caminha preenchendo e esvaziando sua mochila, dedicada a compreender e descobrir formas de apoiar as pessoas a crescerem em si mesmas, na relação com o outro e com seu trabalho e com a vida.

Sidnei Soares


Transformação de Conflitos


 

Lotada!

 

Transformar conflitos é Re-Criar conexão. É desconstruir os muros e reconstruir as pontes! Transformando conscientemente o contexto do conflito em um contexto colaborativo. Este processo busca restabelecer as relações por meio do diálogo entre as partes, favorecendo a comunicação autêntica e a compreensão profunda e empática do outro, oportunizando que elas próprias solucionem seu conflito.

Consultor em Desenvolvimento Organizacional. Mediador de Conflitos Organizacionais e Coach de Conflitos. Facilito a gestão de conflitos em equipes e entre pessoas. Sou Membro da International Academy of Collaborative Professionals – IACP. Idealizador do Laboratório de Transformação de Conflitos e Comunicação Não Violenta de Floripa.



E mais



.


Atividades Coletivas


Momentos TransPiradores para exercitarmos as 7 Habilidades DIVER: Conectar, Cuidar, Compartilhar, Confiar, Cocriar, Cultivar e Celebrar.


Desafio FICOO 2017


Atividade colaborativa para ativar nossa Inteligência Coletiva e o Poder da Parceria na realização de algo improvável e (im)possível para todo o mundo!


Feira de Boas Práticas


Espaço aberto para os participantes compartilharem seus trabalhos para o desenvolvendo da prática da cooperação no mundo. Inscrições abertas.


Festa DIVER


Inspire-se pelo Poder da Parceria e prepare-se para a grande celebração de nossa DiverCidade!!!


FICOO Comum-Unidade


Atividades cooperativas para crianças, jovens e adultos da comunidade local.


Laboratório de Com-Vivências


Experimentação de atividades colaborativas oferecidas pelos participantes. Inscrições abertas.


Mercado Colaborativo


Exposição e comercialização de serviços e produtos colaborativos, solidários e sustentáveis. Exponha-se!


Querendo juntos, podemos tudo!


Espaço Aberto para cocriação de soluções colaborativas para causas como-uns.


RICOO – Encontro de Redes


Encontro e articulação das Redes e Organizações presentes no FICOO.

Ritmo



20 de abril, quinta-feira
16h00 | Recepção e credenciamento
19h00 | Abertura do FICOO 2017
20h00 | Conferência: O Poder da Parceria – Monja Coen
21h30 | Tecendo a Parceria: Conectar e Cuidar
22h00 | Encerramento do dia
22 de abril, sábado
09h00 | Tecendo a Parceria: Confiar e Cocriar
09h30 | Laborátório de Com-Vivências 09h30 | Roda de ConversAção: O Poder da Parceria no mundo do trabalho – Robson Santarém e Breno Strussmann
11h00 | Tempo Livre
11h30 | Feira de Boas Práticas 11h30 | Roda de ConversAção: O Poder da Parceria e a Economia Colaborativa – Manuela Yamada e Armando Lisboa.
13h00 | Tempo livre e Mercado Colaborativo
14h30 | Oficinas de Cooperação

Diálogo e Comunicação Colaborativa: Arnaldo Bassoli

Jogos Cooperativos: Terry Orlick (Canadá)

Danças Circulares: Rita de Almeida

Escuta, Improviso e Cooperação: Cláudio Thebas

Equilíbrio emocional: Cerys Tramontini

Pedagogia da Cooperação: Roberto Martini

Dragon Dreaming e Inovação Social: Virgílio Varela (Portugal)

Planejamento de Cenários Transformadores Mariana Miranda

Simplicidade Voluntária e auto-parceria: Jorge Koho Mello

Ecovilas e Sustentabilidade: Taisa Mattos

Sociocracia 3.0 e Holacracia: Ruth Andrade

Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa: Dominic Barter

Liderança para a transição: Juliana Schneider e Gabriel Vasconcelos

Oásis e Filosofia Elos: Fernando Conte

Fluxonomia 4D: Patrizia Bittencourt

A Música do Círculo: Pedro Consorte, Zuza Gonçalves e Ronaldo Crispim

18h30 |Tempo Livre
19h00 |Festa DIVER – Grande celebração de nossa DiverCidade!!!
21h00 |Encerramento do dia
21 de abril, sexta-feira
09h00 |Tecendo a Parceria – Compartilhar
09h30 |Conferência: Cooperação, Excelência Humana e Qualidade de Vida. Terry Orlick (Canadá)
11h00 |Tempo Livre
11h30 |Querendo juntos, podemos tudo! 11h30 | Laboratório de Com-Vivências
13h00 |Tempo livre e Mercado Colaborativo
14h30 | Oficinas de Cooperação:

Diálogo e Comunicação Colaborativa – Arnaldo Bassoli

Jogos Cooperativos – Terry Orlick (Canadá)

Danças Circulares – Rita de Almeida

Escuta, Improviso e Cooperação – Cláudio Thebas

Arte de anfitriar conversas significativas – Heloisa Biscaia

Transformação de Conflitos – Ana Paula Peron e Sidnei Soares

Dragon Dreaming e Inovação Social – Virgílio Varela (Portugal)

Democracia Profunda – Mariana Miranda

Simplicidade Voluntária e auto-parceria – Jorge Koho Mello

Ecovilas e sustentabilidade – Taisa Mattos

Sociocracia 3.0 e Holacracia – Ruth Andrade

Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa – Dominic Barter

Liderança para a transição – Juliana Schneider e Gabriel Vasconcelos

Oásis e Filosofia Elos – Fernando Conte

Economia Criativa e Colaborativa – Patrizia Bittencourt

A arte de viver a sincronicidade – Daniela Rossi

18h30 |Tempo Livre
19h00 | Roda de ConversAção: O Poder da Parceria e a (Des)Educação no Séc. XXI – José Pacheco e Josalba Ramalho 19h00 | Roda de ConversAção: O Poder da Parceria das Comunidades – Iara e Eduardo Xavier (Caçadores de Bons Exemplos) e Eduardo Rombauer
20h30 | Celebração e encerramento do dia
23 de abril, domingo
09h00 | Tecendo a Parceria – Cultivar e Celebrar
09h30 | Encontro das Redes:
O Poder das Redes em Parceria – May East e Edgard Gouveia Jr.
11h00 | Tempo livre
11h30 | Desafio FICOO 2017 – Querendo juntos, podemos tudo!
12h30 | Conferência: Cocriando futuros de parceria e colaboração – Lala Deheinzelin
14h00 | Celebração FICOO 2017 e lançamento FICOO 2018.
15h00 | Encerramento do FICOO 2017